Há bilhões de anos atrás, os seres humanos eram obrigados a lidar com o fenômeno da escassez. Nessa perspectiva, desenvolvemos, ao longo do tempo, genes acostumados à um estilo de vida menos sedentário e com mais oscilações entre períodos de alimentação e não-alimentação.
Contudo, os hábitos que desenvolvemos hoje, associados cada vez mais à ideia de fartura e pouca atividade física (os nossos antepassados eram acostumados a percorrer longas distâncias e executar tarefas muito mais desgastantes) acabam por não desenvolver esses genes.
Dessa forma, o jejum intermitente revela-se como uma prática que nasce com o intuito de ressignificar esse estilo de vida da modernidade. Sendo assim, o jejum intermitente nada mais é que o revezamento entre períodos de alimentação e não-alimentação, que pode ocorrer de variadas maneiras.
A prática do jejum intermitente promove ao nosso corpo uma mudança de combustível. Isto é, o glicogênio deixa de ser a nossa principal fonte de energia e outros agentes passam a ser utilizados, como corpos cetônicos, ácidos graxos e alguns aminoácidos.
Além disso, é importante esclarecer que o jejum intermitente não deve ser confundido com a restrição calórica. Tratam-se de práticas distintas. Sendo assim, é possível realizar o jejum intermitente sem interferir na quantidade de calorias consumidas ao dia. Isto é, tudo depende da forma como as suas refeições são organizadas.
Contudo, boa parte das pessoas que buscam o jejum intermitente também estão em busca do emagrecimento, da diminuição do peso. Dessa forma, a redução calórica é mais fácil de ser aplicada ficando longos períodos sem se alimentar.
Benefícios do Jejum Intermitente
Apesar do jejum intermitente, sobretudo no Ocidente, ser constantemente visto como uma prática voltada ao emagrecimento, seus benefícios vão muito além disso.
Benefícios do Jejum Intermitente :
- Melhora do metabolismo
- Aumento da cognição e processos metabólicos cerebrais
- Melhora do perfil lipídico (diminuição do LDL)
- Favorecimento da flora bacteriana boa
- Longevidade (vive-se mais)
- Estímulo à sensibilidade, ideal para práticas contemplativas, meditação, etc.
O jejum intermitente se apresenta como uma alternativa para diferentes objetivos. Quase sempre, seus adeptos o iniciaram por uma razão X, mas acabaram se vislumbrando com a quantidade de benefícios oferecidos pela técnica.
Além do mais, o jejum intermitente é uma prática que não requer muitos artifícios para ser implementado. Isto é, são muitas vantagens para pouca desvantagem.
Métodos para realizar o Jejum Intermitente
São diversas as maneiras de realizar o jejum intermitente. Apresentaremos as mais famosas, deixando claro que existe um mundo de formas distintas de realizá-lo.
São alguns deles:
O Jejum completo Alternado
O jejum completo alternado não é considerado, por muitos, uma categoria do jejum intermitente e sim uma modalidade à parte. O método tem retenção muito baixa, pois oferece os mesmos benefícios que o JI, em que não se restringe tanto os períodos de alimentação.
Dessa forma, ocorre o jejum completo alternado quando se consome apenas água por 24 horas e no dia seguinte a dieta é livre. Dessa forma, esse tipo de restrição tem benefícios à saúde muito bem documentados, incluindo o prolongamento da vida. Contudo, a taxa de cumprimento do programa é extremamente baixa.
Pode-se dizer que, os maiores adeptos do jejum completo alternado são aqueles que estão em busca de finalidades espirituais. Esse longo tempo sem alimentação, de um dia inteiro, mostra-se o mais eficaz no estímulo à sensibilidade para práticas meditativas.
Janela Alimentar
A janela alimentar é um dos métodos mais utilizados por quem busca o jejum intermitente. Trata-se do jejum mais fácil de ser aplicado, com inúmeras variações.
Nesse caso, você é livre para determinar o tempo da sua janela. Contudo, o ideal é que se comece com a janela de 12h, permitindo a alimentação em apenas 12h do seu dia. Não é tão difícil, visto que dormimos em média 7-8h por noite.
No entanto, o jejum intermitente de janela alimentar mais comum é o LeanGains, popularmente conhecido como método 16/8. Dessa vez, a alimentação fica restrita à uma janela de 8h enquanto o jejum é de 16h. Nessa perspectiva, é comum se faça de 2-3 refeições nesse período de alimentação, mas a forma é livre. Se você preferir fazer só uma refeição, não tem problema… o importante é conseguir dar ao corpo a quantidade de nutrientes necessária para as atividades a serem realizadas. Inevitavelmente, isso dificilmente será alcançado com somente uma refeição. Dessa maneira, o LeanGains costuma apresentar resultados significativos.
As janelas são infinitas. O mais importante é adequar esse tempo de alimentação conforme a sua rotina e objetivos com o jejum intermitente.
Jejum 5/2
Nesse caso, em 5 dias a dieta é livre, mas em nos outros 2 o sujeito come apenas de 20-25% do que comeria em um dia normal.
Exemplo: Tenho como costume a ingestão de 2.000kcal ao dia. Ao aplicar o jejum 5/2, estabeleço que às terças e quintas só consumirei entre 400 e 500kcal ao dia.
O método se apresenta como mais uma estratégia eficiente para quem busca a redução de peso, dada a alternância de estímulos oferecida ao corpo. Contudo, é preciso estar muito atento ao que se é consumido nesses dois dias de poucas calorias, pois se feito de qualquer jeito, o jejum 5/2 pode levar à desnutrição.
Jejum Religioso do Ramadã
Esse é, disparadamente, o jejum mais conhecido, e consequentemente estudado, no mundo. Todos os anos, o jejum religioso do ramadã é praticado por mais de um bilhão de pessoas, os seguidores do Islamismo, com a sua maioria de adeptos na região do Oriente.
Nessa perspectiva, o Ramadã ocorre durante o nono mês do calendário islâmico. Durante esse período, os islâmicos ficam restritos à se alimentar do momento do pôr do sol até o seu nascer no dia seguinte. Não é permitida a alimentação durante o dia.
Logicamente, o jejum aqui não tem nenhum interesse no emagrecimento. Acredita-se que tradição da não-alimentação durante esse período, todos os anos, conecta os adeptos ao Islamismo ao seu Alá. E de fato, a clareza mental alcançada por quem pratica o jejum intermitente é sempre percepetível.
Como foi visto, são inúmeras as maneiras de se praticar o jejum intermitente. Dessa forma, o jejum deve começar a ser feito aos poucos, com muito cuidado e respeito com o nosso corpo. Não adianta se aventurar pelo mais difícil se você não está preparado.
Ou seja, se até mesmo ficar as 12 horas sem comer para você é difícil, comece com 8 ou 10h de jejum. Mesmo que os resultados sejam mínimos, o que importa é ir acostumando seu corpo com novos estímulos. Com o tempo, se tornará cada vez mais fácil a prática de jejuar.
O Morning Shot é uma excelente recomendação para a quebra de jejum, indicado por diversos nutricionistas. As substâncias presentes no nosso blend são muito mais eficazes quando o shot é ingerido com o organismo em jejum. Incrível, sim!
Torne o jejum intermitente um hábito na sua vida para alcançar o objetivo que deseja, e inclua Morning Shot nas suas quebras para o fortalecimento do seu organismo.
Time Sublyme