Alimentação saudável para potencializar a imunidade

Quando estamos doentes, basta uma refeição adequada para dar aquela dose extra de ânimo, não é verdade? Mesmo sofrendo com os incômodos de uma gripe ou um resfriado, uma sopa bem quentinha ou até mesmo um chá pode fazer com que o seu corpo reaja de maneira mais efetiva contra essas condições. Isso porque uma alimentação saudável é capaz de desenvolver propriedades curativas e potencializar nossas barreiras de imunidade. 

Não é segredo para ninguém que a medicina se transformou muito ao longo dos anos. Novos mecanismos, tecnologias e ativos foram descobertos e passaram a fazer parte dos procedimentos que envolvem a cura e a prevenção de uma série de doenças.  Mas nem sempre foi assim: antes das farmácias e da produção dos fármacos nos modelos que conhecemos atualmente, a alimentação era a base dos tratamentos. Você provavelmente já ouviu sua avó receitar misturas caseiras para aliviar os sintomas e desconfortos causados por alguma enfermidade, não é mesmo?

A alimentação é, sem dúvidas, a primeira forma de prevenção. Parafraseando Hipócrates:  

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”

Como a imunidade funciona?

O nosso corpo é constantemente afetado por substâncias nocivas, mas não ficamos doentes todos os dias. Por que isso acontece? Porque o nosso corpo possui inúmeros mecanismos de proteção: isso é a imunidade!

Esses processos são desenvolvidos através da ação de células específicas de defesa que se juntam em prol do combate aos antígenos, que, resumidamente, podem ser classificados como moléculas desconhecidas ao organismo. Essas táticas de proteção são essenciais para a manutenção do bem-estar, já que evitam o aparecimento e a expansão de invasores. 

A imunidade pode ser classificada em dois principais grupos: inata ou adquirida. A primeira diz respeito aos mecanismos que se desenvolvem desde o início da vida e se mantêm ativos ao longo dos anos em indivíduos saudáveis. Já a segunda pode ser definida como a defesa adquirida após o contato com os agentes invasores, como é o caso das vacinas. 

Por que a alimentação é importante?

Saúde começa no prato. Prevenção também!

Nosso corpo é como uma máquina que precisa diariamente de manutenção. Isso é feito sobretudo através da alimentação. É como se os nutrientes fossem o combustível necessário para o funcionamento da engrenagem.

Vamos pegar como exemplo o sistema imunológico: este mecanismo necessita de vitaminas, minerais, aminoácidos e demais substâncias para funcionar de maneira 100%. Logo, podemos concluir que se não ingerirmos esses ativos, a tendência é que nossas células de defesa trabalhem em ritmo menor e com menos eficiência. 

E não estamos falando apenas de saúde física não, viu? A carência de determinados compostos, como é o caso do cálcio, do ferro e da vitamina B12, pode facilitar o desenvolvimento de sintomas da depressão, por exemplo.

Alimentação saudável 

Uma dieta balanceada pode ser definida sobretudo por 3 palavrinhas principais: equilíbrio, variedade e moderação. Não é efetivo se esforçar para garantir apenas um desses tópicos, uma vez que eles se complementam. Já ouviu alguém falar que come pouco mas não consegue emagrecer? Pois bem, essa pessoa provavelmente está focando sua atenção apenas no aspecto 3. Ou seja, é necessário que a tríade esteja devidamente alinhada e equilibrada para uma boa nutrição alimentar. Por isso, tente ingerir diferentes tipos de alimentos na necessidade que seu corpo demanda. Nem menos, nem mais.

O segredo está na reeducação alimentar. Dietas quase sempre são temporárias e sacrificantes, isso acaba gerando um sentimento de negação para quem as pratica. E comer bem deve ser prazeroso. O importante é, em um primeiro momento, cuidar-se para modificar a forma na qual se enxerga o alimento. Transformar a relação com a comida. Entender as carências nutricionais do organismo. Modificar o estilo de vida. 

Dicas que podem te ajudar:

  • Evite alimentos processados;
  • Tenha uma alimentação diversificada;
  • Garanta uma boa hidratação;
  • Mastigue bem e evite comer às pressas;
  • Tente preparar suas refeições (isso pode te motivar);
  • Aposte em suplementações saudáveis. 

Seus amigos também vão amar esse post 😍

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn