Você sabia que existe um aminoácido que possui ações antioxidantes e anti-inflamatórias e ainda oferece proteção ao cérebro e à retina? Bom, é isso mesmo! A taurina, conhecida cientificamente como 2-aminoetanossulfónico, garante diversos benefícios para a manutenção do bem-estar e da saúde. Quer saber mais sobre o assunto? A gente te explica!
O que é a taurina?
A taurina é um aminoácido encontrado naturalmente no organismo, sobretudo no cérebro, nos músculos, nos olhos e no coração. A substância é produzida a partir da metionina e da cisteína, moléculas que são metabolizadas pelo fígado e compõem as proteínas dos seres vivos.
Também pode ser adquirida através de uma dieta baseada em alimentos como carnes bovinas, carnes escuras, frango, peixes e etc. Em alguns casos, os indivíduos podem precisar de suplementações específicas, sobretudo em quadros de deficiência na produção desta substância.
Seu nome vem de “Taurus”, do latim, por fazer referência a um bife isolado de um touro pelo alemão Friedrich Tiedemann em conjunto com Leopold Gmelin, em 1827. Mas pode ficar tranquilo: apesar da nomeclatura, o aminoácido não está relacionado ao animal!
Como a taurina atua no organismo?
Realizando uma série de benefícios no organismo, a taurina desenvolve importantes ações referentes a desintoxicação e desinflamação do corpo, principalmente nos músculos. Além disso, também auxilia na estabilização da membrana plasmática das células, na proteção da retina, no cuidado com o cérebro e etc. Á níveis de digestão, o aminoácido é responsável pela eliminação dos produtos microbianos tóxicos e pela organização dos sais biliares no fígado.
No geral, alguns apontamentos indicam que a substância atinge o seu pico de ação após 120 minutos, atuando como emulsionante dos lipídeos, estimulador das contrações cardíacas e como transportador metabólico.
Quais os principais benefícios da taurina?
É válido lembrar que o consumo excessivo de taurina pode provocar inconvenientes como dores de cabeça, no estômago e até mesmo diarréia. O ideal é sempre consultar um médico para a ingestão correta do aminoácido e a garantia de seus benefícios, como:
Controle da diabetes
Por auxiliar na resposta insulínica e, consequentemente, no controle dos níveis de glicose no sangue, a taurina pode proporcionar a regulação e o controle da diabetes. Ainda, como desenvolve ações antioxidantes, a substância é capaz de ajudar o pâncreas no desenvolvimento de suas funções.
Redução do colesterol
Como auxilia na produção dos sais biliares que facilitam a digestão e a absorção das gorduras e vitaminas, a taurina pode contribuir para a excreção do colesterol, diminuindo consideravelmente seus níveis no sangue.
Manutenção da saúde dos olhos
O aminoácido possui grandes quantidades de moléculas localizadas nos olhos, o que eleva a saúde da região. Além disso, por desenvolver-se como um poderoso antioxidante, também auxilia na proteção das células da retina, o que pode impedir uma série de doenças.
Fortalecimento da saúde
A taurina possui poder antioxidante e anti-inflamatório, o que fortalece o sistema imunológico e, consequentemente, ajuda na prevenção e no tratamento de uma série de doenças. Também é capaz de proteger o fígado contra a ação dos radicais livres e facilita a eliminação de toxinas e metais pesados pelo corpo.