Rotina matinal começa à noite: dicas de hábitos

Imagine duas rotinas:

  • 1. Você ficou até tarde rolando o feed e quando viu, já era madrugada. Foi dormir às pressas e teve dificuldades para acordar no horário correto de manhã. Ativou a função soneca e tentou se convencer que era “só mais cinco minutinhos”. Resultado? Se atrasou para o trabalho e lidou com a ansiedade de cumprir as mil tarefas do dia. 
  • 2. Cerca de 1h antes de ir dormir, você desligou a internet e foi aproveitar para meditar e fazer suas orações diárias. Colocou o alarme para o dia seguinte, desligou as luzes e teve uma boa noite de sono. Acordou no primeiro toque do despertador, arrumou sua cama e foi se preparar para o trabalho. Chegou cedo no escritório e organizou o dia.

E aí, você está mais para o tópico 1 ou 2? Não precisamos nem comentar que o planejamento é essencial para uma vida mais leve, equilibrada e feliz, né? 

Apostar em hábitos matinais mais saudáveis é uma tarefa simples, mas que garante uma série de benefícios, tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental. Mas a real é que a morning routine começa bemmmm antes do amanhecer: é justamente à noite que damos start no dia seguinte!

Rotinas matinais

Ansiedade, irritação, cansaço e estresse são sentimentos comuns de boa parte do dia a dia das pessoas. Uma série de fatores podem contribuir para o desenvolvimento desses inconvenientes, sejam externos ou internos. A rotina desempenha um papel crucial no modo como encaramos a vida, afinal, é ela que guia nossas ações e tarefas cotidianas. E é justamente por isso que tendemos a ficar mais “bad vibes” quando o dia já não começa muito organizado ou quando não conseguimos nos planejar com antecedência. 

Para burlar esses problemas, uma série de pequenas atitudes podem ser tomadas: uma delas diz respeito à criação de um Ritual Matinal. Mas afinal, o que é isso? A gente te explica!

A prática consiste basicamente na criação e repetição de uma sequência de bons hábitos capazes de estimular a produtividade, a saúde e o bem-estar. Tudo é desenvolvido de modo a equilibrar os diversos âmbitos que nos compõem: mente, corpo, espírito e etc. A partir do momento em que uma nova prática é inserida no cotidiano e seguida com constância, o nosso cérebro, esperto como é, capta a ação e passa a desenvolvê-la no automático. É como se fosse um “loop” do bem.

É importante deixar bem claro que as técnicas que irão compor suas rotinas são totalmente individuais e personalizáveis. Então nada de criar estratégias impossíveis de serem implementadas no decorrer de seu dia, pois isso só irá gerar ansiedade e desgaste mental. 

Quer saber como implementar esses hábitos na rotina? Acesse nosso conteúdo completo sobre o assunto!

A importância do dia anterior

Não tem como falar sobre Morning Routine sem mencionar as Rotinas Noturnas. Uma coisa depende da outra, não tem jeito. Apostar no preparo do dia seguinte é ponto chave para uma manhã de sucesso. 

Ao estabelecer hábitos mais saudáveis nas últimas horinhas do seu dia, você garante que o seu cérebro sinalize para o seu corpo que é momento de entrar em estado de sonolência. E é aí que uma série de processos se iniciam. Por exemplo, a produção da melatonina, um neuro-hormônio fabricado na glândula pineal, depende exclusivamente da escuridão. Ou seja, diminuir as luzes ao ir deitar é um dos hábitos que pode (e deve) ser incluído no cotidiano.

Anote algumas práticas que você pode apostar:

  • Desligue a internet 1h antes de ir dormir
  • Leia algum livro ou aposte em outra atividade mais tranquila
  • Desligue a TV
  • Diminua as luzes
  • Programe o dia seguinte
  • Deixa a roupa do trabalho separada
  • Desative a função soneca
  • Faça skin care
  • Anote 3 coisas pelo qual foi grato no dia
  • Coloque um pijama confortável

Seguindo passos simples você garante um pré planejamento efetivo da sua manhã. Assim não é preciso se desdobrar em mil logo nas primeiras horas do dia para dar conta de fazer tudo, hein!

Seus amigos também vão amar esse post 😍

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn