A respiração correta apresenta uma forte relação com o fortalecimento da imunidade. Além de reduzir ansiedade e estresse, ela estimula as células de defesa do nosso sistema imune e contribui para a longevidade.
Existem muitas formas de fortalecer a imunidade e uma delas é prestar atenção na forma como você respira. Dessa forma, a boa oxigenação do organismo através da respiração faz com que todo o corpo passe a funcionar no seu potencial pleno.
Nesse texto iremos explicar como a boa respiração se relaciona com a sua imunidade, e de que formas você pode estimular essa ligação.
Contudo, é sempre importante lembrar: o cuidado com a imunidade ocorre através de uma construção de hábitos.
Assim sendo, aos poucos, você irá perceber que a vida saudável mudará as suas condutas de uma forma muito natural.
Como respirar corretamente
A respiração é um processo tão natural nas nossas vidas que esquecemos da sua importância para nós. Nascemos aprendendo a respirar, mas desaprendemos com o tempo.
Podemos dizer que a respiração define o nosso estado emocional. Quando estamos preocupados, tensos, ansiosos, é normal que ela fique curta e rápida. Por outro lado, quando estamos tranquilos, ela é constante. Se estamos apaixonados, suspiramos.
A forma mais adequada de se respirar é pelo nariz, de forma lenta e profunda. De fato, isso nem sempre será possível. Contudo, é interessante criar o hábito de prática-la algumas vezes ao dia.
Estudos comprovam que pessoas que respiram muito pela boca possuem mais chances de desenvolverem doenças como amigdalite, bronquite, asma, rinite e até insônia. É o nosso corpo se manifestando, nessas quedas de imunidade.
No entanto, pessoas que tem o hábito de realizar respirações longas e profundas pelas narinas tem mais possibilidades de desenvolverem um sistema imunológico fortalecido.
Além disso, a respiração adequada aumenta a capacidade de armazenamento de informações do nosso cerébro e contribui para a longevidade. Aprender a respirar é um cuidado com a sua vida.
Algumas formas de estimular a relação: Respiração x Imunidade
Portanto, fica claro que a respiração correta contribui para o fortalecimento do sistema imunológico humano, pois reduz os riscos de doenças e traz benefícios interessantes, como o aumento da expectativa de vida.
Para estimular essa relação, você deve sempre priorizar a respiração pelo nariz e evitar respirar pela boca.
Além disso, procure realizar respirações longas e profundas em alguns momentos do seu dia. Se preferir, busque a meditação ou práticas de yôga, que podem facilitar a inserção do hábito na sua rotina.
Logo, pode-se dizer que a respiração completa (longa e profunda) aumenta o bem-estar, energia e “limpa” o corpo e a mente. Não é a toa que a prática é indicada por muitos médicos e terapeutas.
Não é o simples ato de respirar, mas buscar realizar exercícios respiratórios completos, de forma diária, dando atenção à essa prática que inspira vida.
Conclusão
Sendo assim, entendemos que a relação entre imunidade e respiração está diretamente ligada a forma como você respira.
O cuidado com a imunidade pode acontecer por meio de alguns hábitos, como se alimentar bem, descansar, se exercitar, respirar corretamente e consumindo o Morning Shot todas as manhãs.
Não construímos um sistema imunológico fortalecido da noite para o dia, mas através de um conjunto de condutas diárias.
De que forma como você escolhe viver todos os dias?
Estamos com você nesse processo, mas ele é seu.
Time Sublyme