Como a maioria das pessoas, você provavelmente não gosta muito do som do seu alarme te acordando pela manhã, né? Você é daquelas pessoas que insiste no modo “soneca” e só levanta no horário limite? Aquela pessoa que levanta da cama e só tem tempo para comer, escovar os dentes e se vestir (tudo isso em tempo recorde)?
Eu sei que se eu te falar para acordar 30 minutos antes do horário habitual pode parecer um pesadelo, mas depois daqueles segundos entre deitado e de pé que parecem uma tortura, o resto do seu dia vai se tornar muito melhor!
Você deve estar se perguntando: mas o que eu vou fazer nesses 30 minutos? Continue lendo para descobrir!
1) Hidrate-se
Assim que acordar, beba 500–700ml de água. Seu corpo esteve em jejum a noite toda e está desidratado (não é à toa que acordamos com a boca seca e com sede). Um dos maiores sinais de desidratação é a sensação de pouca energia e cansaço, por isso bebendo agua logo que acorda faz sua mente e o seu corpo despertarem para começarem bem o dia.
2) Meditação/oração/respiração
Independente da sua crença ou preferência de qual dessas atividades fazer, tire um tempo para ficar em silêncio com si mesmo. A meditação te ajuda a focar no momento presente, reduz o estresse e a ansiedade.
Você pode optar também por tirar um tempo para se conectar com suas crenças e fazer as suas próprias orações, incluindo pensamentos positivos e palavras de gratidão. Além disso, completar algum exercício de respiração, também conhecidos como pranayama, é uma ótima alternativa.
3) Tome um banho gelado
Tudo bem, eu sei que esse pode parecer muito desafiador, mas garanto que quando souber os benefícios posso te convencer. Tomar um banho gelado faz com que você se sinta mais alerta e aumenta o metabolismo do seu corpo pois ele precisa trabalhar mais para manter uma temperatura estável. O holandês Wim Hof ficou famoso por suportar temperaturas baixíssimas e com isso conseguiu controlar o seu sistema imunológico e fez com que seu organismo ficasse cada vez mais resistente. De acordo com Hof, se expor a temperaturas baixas pode ensiná-lo a suportar o stress do dia-a-dia já que o sistema nervoso se acostuma gradualmente a lidar com níveis moderados de estresse.
4) Tome um shot com ingredientes antioxidantes e imunológicos
Enquanto dormimos, o nosso corpo está em um estado de regeneração e limpeza, onde o nosso organismo trabalha para nos livrar de toxinas. Por isso, tomar um shot com ingredientes antioxidantes acelera o processo de expulsão. O Morning Shot contém: limão, água de coco, espirulina, cúrcuma, gengibre, vitamina C e sal rosa e está pronto para o consumo ao ser diluído em água. Esses ativos ajudam na eliminação de substâncias tóxicas para o organismo estimulando o processo detox. Além disso o conjunto de vitaminas aumentam a imunidade protegendo o corpo contra infecções.
5) Prepare um café da manhã completo
Para fazer a transição do seu corpo de um estado de repouso e jejum para um estado de energia consistente você precisa de um café da manhã completo. O ideal é comer um pouco de cada grupo alimentar: carboidrato, proteína e gordura. Frutas, ovos, sementes são sempre uma boa pedida. Além dos alimentos escolhidos para comer assim que acordar, o modo em que essa refeição é feita também é muito importante. Esteja presente e focado no momento, saboreando e contemplando cada mordida.
Além dos benefícios práticos que cada uma dessas ações tem para saúde, essa rotina matinal fará com que o resto do seu dia seja bem mais produtivo e agradável. Você se sentirá vivo e terá uma sensação de dever cumprido. Ao cumprir tudo e olhar para o relógio sorrindo, será o horário que você estaria acordando (de mau humor).
Para saber mais:
-Afirmações matinais para se conectar com o Universo por Gabriela Stapff (YouTube)
-Benefits of Cold Showers de Wim Hof (Wim Hof Method)
-O Milagre da Manhã de Hal Elrod (Amazon)