Por que ficamos mais doentes no frio?

woman-couch-with-medication

Todo ano é a mesma história: basta chegar o inverno para todo mundo ao nosso redor apresentar sintomas de gripes e resfriados. O clima mais frio pode até ser gostoso em alguns momentos – como para assistir aquele filminho tomando chocolate quente-, mas é durante esse período que devemos redobrar os cuidados com nossa saúde. Isso porque durante o outono e o inverno, é comum enfrentarmos uma queda brusca em nossa imunidade. Fatores como alimentação, ar seco e poluição podem contribuir para essa baixa. Quer entender mais sobre o assunto e descobrir o que fazer para manter o bem-estar em dia nos períodos mais gelados? Vem com a gente e continue a leitura!

Imunidade 

Antes de tudo precisamos entender o que é a imunidade e por que ela é tão importante.

Bom, vamos lá…

De maneira geral, podemos definir a imunidade como o conjunto de ações realizadas pelo corpo a fim de garantir a manutenção do nosso bem-estar. Esses mecanismos são apropriados pelo organismo como forma de se defender de substâncias e ativos nocivos. Diversos agentes participam desses processos, como: as barreiras da pele, os anticorpos e as células do sangue. 

Assim, além de proteger o organismo contra uma série de doenças, a imunidade também é capaz de auxiliar na manutenção da nossa homeostase, mantendo o equilíbrio das funções do corpo independente das alterações externas.

Imunidade vs. frio

Embora não exista uma característica específica que relacione as baixas na imunidade com os climas mais frios, podemos perceber uma crescente de doenças respiratórias nessas épocas do ano. Mas afinal, por que isso acontece? A gente te explica!

Quando a temperatura cai, o corpo precisa gastar mais energia para nos manter aquecidos. É fácil imaginarmos que em dias mais gelados, o esforço que fazemos para não sentirmos frio é bem maior, né? Pois bem, esse processo acaba causando uma redução na potência do nosso sistema imunológico.

Outro fator que pode prejudicar as defesas do corpo diz respeito ao ar seco. Essa condição é altamente intensificada no outono e no inverno, o que pode gerar um ressecamento das mucosas do aparelho respiratório. E qual a consequência disso? Comprometimento das secreções com anticorpos e predisposição para doenças que possam atingir o trato respiratório. 

Quer saber mais sobre imunidade? Leia nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Alguns cuidados no frio

1. Frio chegou? É hora de tirar os cobertores e os casacos do guarda-roupa, hein!

Mas até nesse momento é preciso ter cautela: se os itens estiverem há muito tempo guardados, é necessário lavá-los antes da utilização. Isso porque os materiais podem acumular ácaros, fungos e demais substâncias causadoras de alergias. 

2. A gente sabe bem que durante os climas mais gelados tudo o que queremos é fechar a casa toda para não entrar um arzinho sequer, não é mesmo? Mas isso pode ser um risco para a saúde! Ambientes muito fechados podem facilitar o contágio de algumas doenças, como é o caso de viroses. 

3. No frio transpiramos menos e isso faz com que sintamos menos sede. O hormônio ADH, responsável por controlar as taxas de excreção de água no organismo, passa por uma série de mudanças durante o frio, ocasionando uma redução no alerta da ingestão da substância. Essa diminuição prejudica os fluidos e mucos corporais, facilitando as invasões de vírus e bactérias.

Dicas para manter a imunidade no frio

Agora que você já sabe o que não deve fazer nessa época do ano, que tal anotar alguns bons hábitos para implementar na sua rotina? 

  • Melhore o consumo de vitaminas e nutrientes
  • Pratique atividades físicas de maneira regular
  • Evite aglomerações e lugares fechados
  • Durma bem
  • Redobre os hábitos de higiene
  • Faça exames preventivos
  • Adicione alimentos como gengibre e alho em sua dieta
  • Beba bastante água

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.