O problema de se comparar com os outros

capa-se-comparar-com-outros

Você já se pegou caindo na armadilha de se comparar aos outros? Talvez um membro da família, um amigo ou até algum famoso nas redes sociais. Se a resposta for sim, bem vindo ao clube. 

Mesmo sendo muito perigoso, a comparação com o outro é um comportamento bastante recorrente na vida das pessoas. Fazemos isso na tentativa de nos auto avaliarmos e julgarmos. De certa forma, a comparação pode sim ser vista como uma fonte de motivação mas na maioria das vezes ela gera insegurança, desânimo e baixa auto estima. 

Com a exposição exacerbada nas redes sociais, temos acesso fácil a vida de outras pessoas, suas conquistas, sua aparência, seu relacionamento, etc. Agora temos um vasto conteúdo para usarmos como motivo de comparação. Por isso, viemos te apresentar 4 razões para frear essa tendência. 

01 – Você se compara a uma percepção sua de outra pessoa (que pode ser falsa) 

O que as pessoas apresentam aos outros na maioria das vezes é exatamente o que elas querem mostrar. Quando você encontra algum amigo na rua e ele te pergunta como você está você dificilmente vai responder contando como o seu relacionamento está cheio de problemas ou como você está prestes a ser demitido. Você provavelmente se reduz a um: “está tudo ótimo!” O ser humano tende a ter muito mais dificuldade em revelar emoções negativas do que positivas. Além disso, pessoas tendem a aumentar a percepção de positividade na vida de outras pessoas e focar na negatividade da sua própria vida. Com as redes sociais, as pessoas expõem uma versão editada de suas vidas que na maioria das vezes não é real. Nos frustramos tanto pois sabemos os nossos sentimentos mais obscuros, nossas limitações mais desafiadoras, e comparamos isso com os destaques dos outros. 

02 – Nao vai te ajudar a cumprir as suas próprias metas

Ficar perdendo tempo pensando sobre como alguém é mais magro, mais bem sucedido ou mais feliz que você não tem eficácia alguma. Além disso, pode te deixar desmotivado e diminuir a sua chance de concluir as suas metas. Quando você insiste em colocar alguém como superior a você, colocando essa pessoa em outro patamar, você se sente incapacitado de chegar perto de onde essa pessoa está. Por isso a sua comparação não deve ser com o outro, e sim com você mesmo. Você deve gastar energia nos seus objetivos e em como você está progredindo a cada dia que passa, sem olhar para os lados. 

03 – Sempre vai ter alguém melhor do que você

Por mais que pareça duro, essa é a realidade. Se você continuar perdendo tempo triste por esse fato e sem conseguir aceitá-lo, mais difícil será. Em algum momento da sua vida, sempre terá alguem que irá ser melhor do que você em alguma coisa. Você nunca vai ser capaz de ser o melhor em tudo e sempre terão pessoas a sua frente. Não avalie o seu valor se comparando aos outros, porque assim você sempre sairá perdendo. 

04 – É prejudicial a energia da sua vida 

O famoso autor americano Mark Twain disse que “a comparação é a morte da alegria”. A comparação gera sentimentos de inveja, insegurança e depressão. Até quando nos comparamos com menos afortunados, os efeitos são negativos pois isso requer que tenhamos prazer nas falhas ou insucessos de outra pessoa. Ao se comparar você está sempre desvalorizando a si mesmo ou ao outro. Para uma vida plena e feliz é importante focar no seu progresso individual sem desejar o mal do outro. 

Com tantos efeitos negativos inerentes à comparação, fica claro o quanto devemos parar com esse comportamento. Isso pode ser muito desafiador para a maioria de nós, mas a liberdade que se atinge em não se comparar ao outro, faz valer o esforço. 

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.