Intestino: coisas que você precisa saber!

Young woman having Stomach Pain sitting on sofa at home close-up.

Estamos cansados de saber que o intestino desenvolve ações importantes para a digestão e a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. Mas não é só isso: o órgão possui particularidades que nem todo mundo conhece. 

Essa região abriga uma série de substâncias importantíssimas para a manutenção da saúde e do bem-estar, sendo inclusive, uma das mais importantes e completas de todo o corpo humano. Basta pensarmos que o órgão possui neurônios próprios, não dependendo do cérebro 100% do tempo. Incrível, não é?

Mas afinal de contas, o que é o intestino e quais são as suas funções? Nós te explicamos!

O intestino

O intestino é um órgão que possui formato de tubo. Sua extensão abrange o final do estômago até o ânus e permite o trânsito dos alimentos, facilitando a absorção completa dos nutrientes ingeridos. Além disso, devemos lembrar que ele é dividido em 2 partes principais: intestino grosso e delgado. 

Delgado

Essa é a primeira parte do órgão e basicamente liga o estômago ao intestino grosso. Possui uma extensão de 6 a 7 metros de comprimento, sendo responsável pela maior parte do processo digestivo. Sua anatomia é composta por três componentes principais: duodeno, jejuno e íleo. No primeiro, são lançadas as secreções provenientes do fígado e do pâncreas. Já no segundo e no terceiro, o processo de digestão continua se desenvolvendo e grande parte dos nutrientes são absorvidos pelo sangue.

Essa é uma região rica em enzimas, o que acaba facilitando os processos que envolvem a conversão de alimentos em substâncias adequadas para a assimilação do organismo. 

Grosso

O intestino grosso, por sua vez, é a parte final do tubo digestivo. Medindo aproximadamente 1,5m, a região também possui 3 principais componentes: ceco, cólon e reto. É revestido sobretudo por músculos e tecidos e é nele que processos como a absorção de água são realizados. Posteriormente os resíduos são transformados em fezes e armazenadas no reto até que o cérebro envie os comandos necessários para a evacuação.

Curiosidades sobre o intestino

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre o intestino e suas funções, que tal descobrir 3 super curiosidades sobre o órgão? 

Intestino e felicidade tem tudo a ver

Sabemos que a serotonina é uma das principais substâncias responsáveis pelas sensações de felicidade e prazer. Além disso, esse neurotransmissor ainda é capaz de auxiliar na regulação do ritmo cardíaco, do apetite, do sono, da memória e até da temperatura corporal. O que você provavelmente não sabe é que boa parte (boa mesmo) desses mensageiros químicos são produzidos no intestino: cerca de 80/90%. Algumas pesquisas já relacionaram, inclusive, o mal funcionamento do órgão com possíveis transtornos psicológicos.

O intestino possui seu próprio sistema nervoso

Você já deve ter escutado por aí que o intestino é o nosso segundo cérebro, não é mesmo? Isso porque o chamado sistema nervoso entérico, localizado ao longo de todo o trato intestinal, é capaz de regular as atividades das células endócrinas de forma independente do sistema nervoso central. Essa região conta com mais de 500 milhões de neurônios e cerca de 30 neurotransmissores. 

Sua imunidade depende da sua saúde intestinal

Como já dito, o órgão desenvolve funções importantíssimas que vão muito além da absorção dos nutrientes dos alimentos. É nessa região que estão localizadas de 70 a 80% das nossas células imunológicas.

As bactérias presentes no intestino são capazes de garantir a integridade e o bom funcionamento das funções que envolvem o sistema imune, além de potencializarem a proteção da mucosa contra a invasão de agentes nocivos e facilitarem o metabolismo de nutrientes antioxidantes e anti inflamatórios.

Viu como o intestino é super completo?

Cuidar dessa parte do corpo é cuidar da saúde física e mental!

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.