A todo momento nosso organismo realiza uma série de processos que são responsáveis por regular nossa saúde e nosso bem-estar. Quando ingerimos qualquer alimento, inicia-se um longo trabalho de digestão em nosso corpo, o que garante a absorção dos nutrientes, o ganho de energia, tal como a expansão e o reparo celular.
Tudo começa na boca
Você provavelmente já deve ter escutado que é preciso mastigar bem os alimentos, não é mesmo? Pois bem, essa é uma indicação importante a ser seguida! Isso porque, o ato de triturar a comida está diretamente ligado às funções desempenhadas pelo sistema digestivo, sendo inclusive, a fase inicial destes processos.
A saliva é uma secreção muito importante para a regulação das fases que compreendem a quebra dos componentes alimentícios, já que ela possui uma enzima chamada “amilase salivar” que é capaz de provocar a hidrólise do amido. É neste momento que a comida é transformada em uma massa conhecida como bolo alimentar, facilitando o ato de engolir e auxiliando no deslizamento das substâncias pela parte posterior da garganta e do esôfago.
O que acontece depois?
Posteriormente, em condições normais, o bolo alimentar passa pelo esôfago e vai sendo empurrado até chegar na cavidade do estômago. Vale lembrar que entre esses dois canais existe uma válvula chamada cárdia que é responsável por regular e evitar o refluxo dos alimentos.
Após passar por todas essas etapas a comida começa, de fato, a ser mesclada com diversas outras enzimas e com o suco gástrico, convertendo-a em uma substância semilíquida denominada quimo. Este produto parcial da digestão passa então para a primeira parte do intestino delgado, o duodeno e é neste momento que demais enzimas são liberadas pelo pâncreas, pelo fígado e pela vesícula biliar, decompondo cada vez mais o quimo. Neste momento ocorre a absorção dos nutrientes dos alimentos.
Todo o resto desta massa que não consegue ser digerida é considerado resíduo, indo parar no intestino grosso. Depois de realizar a absorção da água, a mistura passa a adquirir uma consistência mais pastosa e dura. A matéria é então armazenada de forma temporária no reto até que o cérebro envie comandos e mensagens necessárias para a sua eliminação.
Como ter uma boa digestão?
Agora que você já sabe como se desenvolvem as funções do sistema digestivo, que tal aprender a melhorar ainda mais esse processo? Confira as dicas:
- Mastique corretamente;
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
- Consuma alimentos ricos em fibras;
- Ingira bastante água;
- Realize atividades físicas de maneira frequente;
- Evite fast food e alimentos processados;
- Consuma chás com propriedades digestivas;
- Se necessário, busque ajuda profissional!