Chocolate vs. Inflamação: qual a relação?

Closeup curly hair happy bearded man with healthy skin bites organic freshly baked chocolate bar with side of mouth, close focus on mouth

Se você já colocou um piercing ou fez uma tatuagem, deve ter escutado algumas recomendações a respeito da prevenção da inflamação do corpo a fim de garantir uma cicatrização mais rápida. Isso porque alguns alimentos podem prejudicar esse processo de reestruturação dos tecidos, como é o caso do chocolate. Mas a gente sabe que é difícil resistir a essa delícia, né? Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto e, consequentemente, aprender a consumir com mais consciência!

O que são alimentos remosos?

Antes de mais nada devemos entender que a inflamação é um processo completamente natural, desenvolvido para que o organismo se blinde dos agentes nocivos. Isso acontece o tempo todo dentro de nós. Mas é preciso estar atento: o excesso pode facilitar o aparecimento de inúmeras doenças, como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e etc.

 Alguns ingredientes podem potencializar as chances de desenvolvermos processos inflamatórios, causando uma série de danos para o corpo. Os chamados “alimentos remosos”, no geral, possuem altos índices de óleos refinados, açúcar e gorduras ruins, o que acaba interferindo negativamente nos processos que envolvem a cicatrização.

Trouxemos uma listinha para facilitar o entendimento. Esses alimentos devem ser evitados no dia a dia, mas não excluídos da dieta:

  • Chocolate
  • Alimentos processados
  • Fast food
  • Refrigerantes e álcool
  • Sorvetes e doces no geral
  • Pimenta
  • Frutos do mar
  • Carne de porco e etc. 

O ideal é sempre se consultar com um especialista e seguir uma alimentação balanceada e saudável!

O que acontece no corpo durante a inflamação?

Durante a inflamação nossas células de defesa se deslocam do interior dos vasos sanguíneos para iniciarem os processos que envolvem a restauração dos tecidos. Neste momento ocorre o que chamamos de quimiotaxia, que nada mais é que a orientação dos organismos em direção à região da lesão. 

Essas respostas podem ser diversas e irão envolver uma série de mediadores químicos, que são estimulados para fins distintos: destruir ou isolar os agentes nocivos, facilitar as ações imunes do corpo, garantir a cicatrização e etc. 

Os processos inflamatórios podem ser reconhecidos através de sinais característicos, como:

  • Calor
  • Vermelhidão 
  • Inchaços
  • Dores
  • Edemas e etc.

Quando consumidos em excesso, os alimentos remosos podem causar inflamações crônicas, fazendo com que tais sintomas sejam mais intensos e perdurem por mais tempo.

Chocolate vs. Inflamação

Os chocolates geralmente contém altas doses de gordura e açúcar, sobretudo o branco. Isso faz com que as chances do corpo desencadear e/ou piorar os processos inflamatórios aumentem significativamente. Mas não precisa desesperar: hoje já existe no mercado uma série de opções mais saudáveis, que possuem o cacau como base principal de sua formulação. As opções amargas, por exemplo, podem ser ótimas para matar aquela vontade sem prejudicar o organismo. 

Ingredientes do chocolate e saúde

Ler os rótulos é sempre importante no momento de fazer escolhas mais saudáveis. No caso do chocolate, prefira as opções que não contém doses muito altas de leite, açúcar e gordura.

Isso porque o leite, em excesso, pode prejudicar as respostas do organismo e provocar processos inflamatórios a partir da presença da lactose e de suas proteínas. O açúcar, por sua vez, é capaz de potencializar a produção de ácidos graxos no fígado, gerando a fabricação de compostos químicos que facilitam os processos inflamatórios. 

Como reduzir a inflamação?

Apostar na prevenção é sempre o melhor caminho. Ou seja, diminuir a ingestão dos alimentos considerados remosos e seguir uma dieta balanceada pode te ajudar a evitar os inconvenientes causados pela inflamação. Em casos mais avançados, o tratamento pode envolver abordagens medicamentosas. Por isso é sempre importante se consultar com um especialista para um diagnóstico mais correto e preciso.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.