Autocuidado como ferramenta de prevenção

Quando falamos em manutenção e prevenção da saúde, estamos nos referindo a um conjunto muito amplo de práticas que podem (e devem) ser implementadas durante a rotina. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, estar saudável vai muito além da ausência de doenças: é um estado de bem-estar que contempla o físico, o mental e o social. 

E é justamente aí que o autocuidado entra como ferramenta de cautela, já que a prática é capaz de garantir uma observação mais ampla e detalhada dos aspectos que envolvem o nosso ser. Olhar para si é a maneira mais efetiva de evitar que uma série de doenças se instalem e se agravem. 

Com a correria do dia a dia e as rotinas cada vez mais agitadas, acabamos não nos atentando aos detalhes, mas são estes que irão nos dar indícios de que algo não vai muito bem com a saúde. E qual a consequência disso? Problemas indesejados que poderiam ter sido evitados.

O que é autocuidado? 

O autocuidado (ou self-care) pode ser definido como um conjunto de hábitos e ações individuais capazes de promover o bem-estar em todos os níveis. E a realização destas práticas vai depender muito de pessoa para pessoa, sendo ainda necessário considerar uma série de outros fatores, como: estilo de vida, objetivos, interesses e etc. Mas a verdade é que todo mundo deve apostar nesse conceito para desfrutar de uma vida mais equilibrada e, consequentemente, saudável. 

Em outras palavras, esses hábitos são uma forma de praticar o amor próprio, já que além de facilitar a manutenção da integridade do corpo, também promovem o desenvolvimento da autoestima e da consciência. Mas por que é tão difícil implementar esse lifestyle no dia a dia? Porque muitas pessoas acabam tendo um certo receio em se priorizar. Enxergam a atitude como um ato de egoísmo e individualismo. Mas não, definitivamente não! Cuidar de si é a forma mais prática e assertiva de cuidar do próximo.

Autocuidado e prevenção

Se você imagina que autocuidado é apenas fazer skin care de maneira diária, temos uma notícia: você está enganado. É claro que essa prática faz parte do processo de prevenção como um todo, mas o conceito vai muito além disso. Ele está, na verdade, firmado nas pequenas atitudes adotadas no dia a dia. Os seus hábitos são capazes de te adoecerem ou te curarem, dependendo da forma na qual você os desenvolve. Promover uma cultura de prevenção é uma das armas mais poderosas da saúde. Sabe aquele conselho antigo que diz que prevenir sempre será melhor que remediar? Pois é, ele é real e faz todo o sentido.

Pra quê sofrer depois por algo que pode ser evitado agora? Agorinha mesmo, sem muito esforço! Adote essas práticas no seu dia a dia e dê um up a mais na prevenção:

Faça check up regularmente

Quando foi a última vez que você realizou exames preventivos? Fazer check up é extremamente importante para diagnosticar de maneira precoce uma série de doenças que possam se instalar de maneira silenciosa no organismo, como é o caso da diabetes, da hipertensão, do colesterol e etc. Além disso, ao se consultar com periodicidade, os especialistas irão conseguir direcionar tratamentos e ações preventivas adequadas para o seu caso. 

A frequência correta destes exames irá depender de uma série de variáveis, sendo o médico o responsável por orientar os pacientes e garantir a assertividade das ações, levando em consideração aspectos como estado físico, idade e etc. No geral, para adultos saudáveis, recomenda-se realizá-los pelo menos a cada dois anos.

Adote hábitos mais saudáveis

Nossas práticas diárias dizem muito sobre a nossa saúde. Doenças podem ser evitadas através da constância de hábitos saudáveis. E o processo inverso também pode acontecer, caso as prioridades adotadas na rotina sejam nocivas ao bem-estar. 

É importante lembrar que a prevenção começa no prato, ou seja, adotar uma dieta mais balanceada é o primeiro passo para uma vida mais harmônica. Isso porque um cardápio equilibrado te ajuda a potencializar o seu sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce, regular o sistema digestivo, além de aumentar a disposição e a energia para realizar as tarefas diárias. 

Outro hábito importante é a realização de atividades físicas. Isso porque os exercícios podem auxiliar na qualidade do sono, na diminuição da incapacidade funcional, no desenvolvimento da habilidade cognitiva, na redução do estresse e da ansiedade, no fortalecimento do sistema de defesa do corpo e etc. 

Conheça o seu histórico familiar 

Um parente possuir determinada doença não necessariamente significa que você também irá desenvolvê-la. Mas é preciso considerar que nesses casos as chances aumentam, dependendo da patologia em questão. Por isso é importante conhecer o histórico de saúde das pessoas que fazem parte do seu círculo familiar, sobretudo dos mais próximos: mãe, pai, avós e etc. Assim é possível evitar uma série de problemas a partir de medidas e orientações preventivas. 

Se cuide!

Seus amigos também vão amar esse post 😍

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn