O cuidado com a mente é uma questão de muita importância. Já explicamos aqui que para uma vida em equilíbrio é fundamental ter atenção com corpo, mente e espírito, os nossos principais pilares.
Dessa forma, a saúde mental funciona como um termômetro dos cuidados com a mente. O que você tem feito para manter corpo, mente e espírito equilibrados?
Além disso, a saúde mental também se conecta com a imunidade. É comum que pessoas muito estressadas sofram com um sistema imunológico desregulado, por conta de algumas interações hormonais nocivas à saúde humana.
Nesse texto iremos explicar de que forma isso acontece, e trazer um pouco dessa ligação entre saúde mental e imunidade, que muita gente desconhece.
Como atua a saúde mental
O termo saúde mental ganhou força na última década, com a explosão das doenças neurológicas como fruto de rotinas exaustivas e desordenadas. Trata-se da forma como uma pessoa reage às exigências do seu dia-a-dia, como ela responde aos seus desafios.
Dessa maneira, pode-se dizer que a saúde mental é a grande reguladora das nossas vidas. Estar de bem com ela é estar de bem consigo mesmo, é sentir-se mais preparado e disposto para lidar com dúvidas, dilemas, problemas, etc.
Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde) o termo está relacionado à forma como nós reagimos às exigências, desafios e mudanças da vida, e ao modo como harmonizamos ideias e emoções.
Por outro lado, a imunidade é a nossa reguladora de saúde e bem-estar. Ter um sistema imunológico fortalecido é sentir-se mais disposto, com mais vitalidade e energia para a execução das tarefas diárias.
Além disso, é claro, a imunidade fortalecida diminui a predisposição para várias doenças, porque o corpo fica mais preparado à lidar com ataques de corpos estranhos como vírus, bactérias e fungos.
Portanto, tanto a saúde mental quanto a imunidade fornecem informações muito importantes sobre o estado que estamos. Saber analisar a condição das duas pode ser um diferencial no momento de se colocar diante de algumas situações.
Baixa imunidade e saúde mental prejudicada
Todas as vezes que nosso corpo é confrontado com uma situação desafiadora liberamos os hormônios do estresse, adrenalina e cortisol. Esses hormônios, por sua vez, enviam sinais à outras partes do corpo.
Assim sendo, uma das regiões que recebem essas mensagens é o sistema imunológico, que funciona de maneira cíclica. Sempre ao terminar de combater os antígenos, o cérebro libera a produção de cortisol, para suprimir a resposta imunológica.
A pessoa que se estressa muito eleva demais a produção desse hormônio, suprimindo demais as respostas imunológicas, e consequentemente, prejudicando a imunidade.
Contudo, é válido lembrar que situações de estresse sempre irão existir, elas são inclusive importantes para o funcionamento nosso corpo. O que não pode são elas se tornarem descontroladas, por conta dessa interação entre cortisol e resposta imunológica.
Dessa forma, é comum os casos de pessoas que, ao se verem diante de uma rotina de muita tensão, com um alto nível de estresse diário, se tornam mais vulneráveis à certas doenças.
Conclusão
Portanto, já que o cuidado com a saúde mental está diretamente ligado ao cuidado com a imunidade, é essencial a busca por uma vida em equilíbrio.
Cultive hábitos de consciência com corpo, mente e espírito. Dentre as formas de cuidar da mente você pode buscar ter boas noites de sono, se exercitar, meditar, ter momentos de lazer, dentre muitos outros.
O consumo diário do Morning Shot pode te ajudar nisso. Inclua-o na sua rotina para começar seus dias sempre com o pé direito, cuidando de você e da sua saúde.
Estamos com você nessa, incentivando todos esses cuidados, para você possa ser mais.
Time Sublyme