Sabe aquela sensação de que tudo está passando rápido demais? Que os dias estão cada vez mais curtos? Bom, é inegável que o ritmo frenético da atualidade acaba afetando – e muito – a nossa saúde como um todo. Por vezes acabamos deixando os treinos de lado para cumprir com as demais responsabilidades: casa, trabalho, família e etc. A gente sabe que durante alguns dias é realmente difícil tirar 1 horinha da rotina para se dedicar às práticas físicas.É justamente com o objetivo de minimizar os impactos da vida agitada que surgiu um novo conceito de atividade: o snacks fitness. Quer saber como isso funciona na prática? Continue a leitura!
O que são exercices snacks
Esse termo surgiu baseado nos pequenos lanches que fazemos durante o dia, os famosos snacks. Daí já dá para se ter uma noção do que o conceito significa: treinos curtos, rápidos e práticos. Durante muito tempo a ciência acreditou que era necessário longos períodos de dedicação para alcançar bons resultados durante as práticas físicas. Provavelmente você já ouviu por aí que deve “tirar” pelo menos 1h30 do seu dia para a academia (ou qualquer outra atividade), não é mesmo?
Pois bem, pesquisas demonstram que “explosões” intensas de movimento são capazes de proporcionar uma melhora significativa para o corpo, mesmo quando realizadas em um curto período de tempo. Podemos dizer que a modalidade é, de forma simplificada, uma versão do que conhecemos como HIT, ou high intensity interval training.
Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, adicionar segundos enérgicos de subida de escadas garantiu melhorias significativas para a saúde de parte dos envolvidos na pesquisa, como a redução dos níveis de insulina.
Estudos, como os desenvolvidos pela Universidade McMaster, comprovam a relação dos snacks com a melhora na aptidão cardiorrespiratória e no condicionamento físico. Resultados preliminares demonstraram que, um grupo de jovens adultos sedentários que foram submetidos a 6 semanas de explosões de movimento, obteve uma melhora de cerca de 5% no que diz respeito às aptidões aeróbicas dos envolvidos.
Como isso funciona na prática?
Ok, acho que já deu para entender a essência dos snacks fitness, não é mesmo? Treinos ágeis e intensos. Mas na prática, como isso se aplica? Nós te ajudamos nessa!
Está assistindo algo? Movimente-se
Você não precisa ver aquela série sentado no sofá. Que tal unir o útil ao agradável? Basta se levantar e adicionar alguma prática física durante esse momento. Se tiver algum pesinho por aí, treine os braços. Se tiver um jump, faça um exercício aeróbico intenso. Mas se não tiver nenhum equipamento também não tem problema: encoste na parede como se estivesse sentado em uma cadeira e fique por quanto tempo conseguir (chamamos essa série de Wall-Sits).
Coloque música em suas explosões de movimento
Está em home office? Aproveite para ouvir aquela playlist animada maravilhosa que sabemos que você tem salva aí, hein! A cada 2h, ligue sua música do momento e dance intensamente. Você pode adicionar polichinelos ou até mesmo corrida estacionária durante a prática desse snack.
A música pode te ajudar a estabelecer um ritmo para o exercício (então escolha batidas agitadas), além de aumentar suas emoções positivas, o que impacta no resultado de sua performance.
Voltou do mercado? Ótimo momento para garantir um snack
Fez aquela comprinha no mercado e precisa subir com as sacolas? Aproveite a oportunidade para garantir sua explosão de movimento. Nada de elevador, hein: vá pelas escadas do seu apartamento. Você pode fazer isso algumas vezes durante o seu dia. Mas lembre-se de colocar intensidade total durante essa realização!
Consuma o Metabolic Boost
Nosso termogênico contém ingredientes e aminoácidos capazes de levar a gordura para a mitocôndria para que estas sejam utilizadas como fonte de energia. Além disso, sua formulação garante uma expansão de neurotransmissores como a dopamina, sendo capaz de estimular e melhorar o humor, a motivação e a cognição.
Ou seja: mais disposição para seus snacks diários!
Gostou das dicas? Comece a inserir aos poucos essas práticas em sua rotina! Ah, não se esqueça de buscar ajuda de um profissional da área, hein!