A busca pelo autoconhecimento quase sempre não é linear e depende de inúmeros fatores. Estar saudável vai muito além de simplesmente não estar doente. É preciso alinhar mente, corpo e espírito para garantir nossa integridade e nosso equilíbrio. Algumas estratégias e ferramentas podem ser muito eficazes durante estes processos, dentre elas, as terapias holísticas!
O que é terapia holística?
Cada vez mais os indivíduos têm procurado alternativas naturais, que busquem complementar os cuidados convencionais com a saúde. A terapia holística vem de encontro a esta necessidade, já que considera a totalidade do bem-estar humano: físico, energético, espiritual, social, emocional e etc.
Basta observarmos a etimologia da palavra para entendermos. “Holos” vem do grego e significa “todo”, “conjunto”. Nesse sentido, as técnicas que envolvem esse tipo de tratamento visam, sobretudo, ajudar o paciente a alcançar o seu estado de equilíbrio máximo.
Existem diversas abordagens distintas dentro da terapia holística e, no geral, todas elas encontram suas bases em métodos ligados ao relaxamento (do corpo e da mente), à manipulação das energias e as mudanças de hábitos.
O reconhecimento dessas atividades vem crescendo de maneira exponencial. No Brasil, por exemplo, criou-se em 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a PNPIC. Inicialmente 14 técnicas foram inseridas ao SUS, dentre elas a acupuntura e a homeopatia, ambas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
De acordo com o Ministério da Saúde, tais diretrizes possuem como objetivo principal reconhecer e valorizar as experiências individuais, tal como atuar no campo da prevenção e da recuperação da saúde dos pacientes. Esses processos são desenvolvidos de modo a considerar a dimensão global dos indivíduos, levando em conta sua singularidade e integridade.
Quais os tipos de terapias holísticas?
São diversas as abordagens que constituem a terapia holística e, conhecer cada uma delas é essencial para a definição do tratamento mais adequado. Cada ser humano é único e possui especificidades distintas. Ou seja, é extremamente necessário compreender os aspectos que interligam cada área do indivíduo para que seu cuidado seja realizado de maneira multidimensional. A nossa dica é: pesquise bastante sobre o assunto e escolha a que melhor se encaixa para a sua realidade. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas definições sucintas de 10 tratamentos que são oferecidos pelo SUS.
Quais as vantagens das terapias holísticas?
Os benefícios que envolvem essas técnicas são muito amplos. Além de promoverem a qualidade de vida e o bem-estar emocional, tais recursos terapêuticos ainda são capazes de auxiliar na prevenção de inúmeras doenças, como: estresse crônico, depressão, ansiedade e etc.
A Beatriz Laere, que é pós-graduada em psicanálise e atua como terapeuta holística há mais de 5 anos, resolveu dividir um pouquinho do seu conhecimento com a gente. Olha só:
A meditação e a yoga também são duas ferramentas importantíssimas quando o assunto é terapia não convencional. Ambas englobam aspectos ligados à respiração, ao relaxamento e a conexão com nosso eu interior. Claro que não poderíamos deixar de conversar com alguém que aposta nestas técnicas para entender melhor sobre o assunto, né? A Fernanda Nakashima é adepta das terapias holísticas e as pratica desde nova:
Como escolher um bom profissional?
Assim como em qualquer outra área, é preciso se atentar quanto à escolha do profissional. A Bia deu algumas dicas pra gente. Olha só:
Então converse bastante com o seu terapeuta, tire todas as suas dúvidas e decidam quais abordagens mais se encaixam no seu perfil!