No texto Respiração x imunidade: como respirar para fortalecer a imunidade foi visto que a respiração correta possui forte relação com nosso sistema imune.
Seguindo nessa linha, o yôga moderno combina pranayamas (técnicas de respiração) com asanas (posturas físicas). Dessa forma, através de algumas posturas meditativas é possível alcançar um estado mental mais positivo, e combater ansiedade e estresse, principalmente se as práticas acontecerem de forma habitual.
O estresse contribui para o enfraquecimento da imunidade. No texto A ligação entre saúde mental e imunidade explicamos de que forma nossos sistemas recebem a informação que a mente está muito estressada, e como reagem à isso.
Portanto, nesse texto vamos conhecer 5 posturas meditativas que ajudam no fortalecimento da imunidade, mais um hábito de cuidado que você pode acrescentar à sua rotina.
5 posturas meditativas que ajudam na imunidade
1- Balasana (postura da criança)
Essa posição é muito utilizada no momento de compensar a coluna após algumas posturas mais intensas, como a postura da cobra. A respiração é o centro de equilíbrio do nosso sistema nervoso. Dessa maneira, na postura da criança é possível ouvi-la com mais clareza, relaxar o corpo e diminuir o estresse. Além disso, também proporciona o alongamento das costas e quadris.
2- Halasana (postura do arado)
Também conhecida como vela, a postura do arado é capaz de reverter o fluxo sanguíneo dos pés para para os órgãos internos, melhorando a circulação do sangue. Além do mais, ajuda a relaxar a região das costas, ombros e pescoço. Foi conhecida como o “asana para dormir bem”, pois ajuda a melhorar o sono e combater a insônia.
3- Supta Matsyendrasana (torção sentado)
As torções são as preferidas de muitos praticantes de yôga, pois relaxa o corpo de uma forma muito rápida. A torção deitado(a) melhora a digestão e a flexibilidade da coluna, além do alívio se houver dor nas costas. Após tudo isso, a postura também é conhecida por ser uma postura desintoxicante e terapêutica para a região a ciática. Curioso, né? O funcionamento pleno dos outros sistemas contribui diretamente para que o sistema imunológico se mantenha fortalecido, por isso, a torção também é outra excelente postura meditativa para a imunidade.
4- Adho Mukha Svanasana (cachorro olhando para baixo)
É provavelmente a postura mais conhecida do yôga, talvez pela sua lista de benefícios. A postura ajuda a equilibrar o sistema nervoso, a circulação sanguínea, alivia sintomas de menopausa e desconforto menstrual, dores de cabeça, insônia e ainda aumenta a capacidade de ação dos sistemas de defesa. A postura meditativa é uma aliada do fortalecimento da imunidade, além de favorecer o equilíbrio, ajudando iniciantes à lidar com a sensação de estar de “ponta-cabeça”.
5- Matsyasana (postura do peixe)
A postura do peixe é muito indicada para pessoas que possuem dificuldade de respirar corretamente, pois aumenta a capacidade pulmonar e estimula a respiração mais profunda. Dessa forma, já vimos que a respiração longa e profunda, realizada pelo nariz, é boa para a imunidade. A mente e a respiração estão intimamente ligadas. Além disso, a matsyasana energiza a tireoide e a paratireoide, reguladoras do metabolismo do corpo. Portanto, é outra postura meditativa excelente para a imunidade.
As posturas meditativas podem fazer parte da sua rotina através da prática regular do yôga ou por meio de um hábito individual. Caso opte pela segunda opção, é importante ter atenção com os detalhes das posturas, pois algumas são bem arriscadas.
De qualquer forma, é mais um cuidado que você pode ter com a sua imunidade. Mantenha a mente sã para que os seus sistemas funcionem da melhor forma possível.
O consumo diário do Morning Shot é outro hábito que você pode ter na sua rotina. A composição dos 8 ingredientes ajuda a fortalecer imunidade, tem efeito detox, anti-inflamatório e acelera o metabolismo.
A sua saúde é o bem mais precioso da sua vida.
Time Sublyme