Com o aumento expressivo no número de casos de gripe no Brasil, muito se tem discutido a respeito das medidas de prevenção necessárias à doença. Alguns cuidados são essenciais para evitar a enfermidade, como: higienizar corretamente as mãos, se vacinar e, claro, potencializar a imunidade. Mas afinal, como dar um up na saúde e elevar o conjunto de mecanismos de defesa do organismo?
Continue a leitura e conheça 5 hacks incríveis que vão te ajudar nessa tarefa!
O que é imunidade?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é, de fato, a imunidade e como ela funciona. Esse termo é utilizado para designar os grupos e mecanismos de defesa que atuam em nosso organismo em prol do combate a substâncias estranhas, chamadas antígenos. Desse modo, tais células protetoras são capazes de combater fungos, bactérias, vírus e demais parasitas, garantindo o bem-estar e o bom funcionamento do corpo. Esses processos ocorrem de forma ordenada, portanto, quando algum microrganismo estranho abala nossa normalidade, o sistema imunológico começa imediatamente a produzir anticorpos, que nada mais são que proteínas de combate.
Tipos de imunidade
A imunidade pode ser classificada em duas categorias:
- Imunidade inata
Essa é a primeira barreira de defesa do corpo, atuando de forma ágil a fim de evitar a invasão de microrganismos estranhos. Vale lembrar que os indivíduos já nascem com esse tipo de imunidade, permanecendo sempre ativa em pessoas saudáveis. De maneira resumida, podemos dizer que esse é um processo quase automático do corpo, induzindo, inclusive, os mecanismos de funcionamento da imunidade adquirida.
- Imunidade adquirida
Neste caso, a imunidade é ativada após o contato com o agente invasor. Esse processo, que ocorre quando a proteção inata não é suficiente para o combate aos antígenos, pode acontecer durante toda a vida.
5 Hacks poderosos que vão te ajudar a dar um up em sua imunidade!
Agora que você já sabe o que é imunidade, quais suas classificações e para que ela funciona, que tal conferir algumas dicas para aumentar ainda mais a proteção do seu corpo?
- Água, água e mais água
Se você ainda não possui o hábito de levar uma garrafinha para todo canto, recomendamos que comece hoje mesmo. Ingerir pelo menos 2L de água todos os dias faz com que as reações bioquímicas do organismo aconteçam de maneira eficaz, sobretudo quando estamos doentes. Em momentos de desidratação, há uma interferência nas atividades das células, prejudicando o transporte de nutrientes e oxigênio. Além disso, a substância contém minerais capazes de aumentar a proteção do corpo através do sistema linfático.
- Pratique exercícios físicos
Manter o corpo em constante atividade é essencial para a manutenção do bem-estar e da saúde. As práticas físicas promovem mudanças que exigem uma reorganização do organismo, culminando em maiores níveis de células do sistema imune inato e adquirido. Desse modo, quem é adepto aos exercícios costuma apresentar menor incidência de infecções bacterianas e virais.
- Relaxe e durma bem
Apertar o off não é capricho, é necessidade!
Momentos de estresse e noites de sono mal dormidas podem ser capazes de desregular os níveis de citocina do organismo, culminando em prejuízos para as células de defesa. Por isso, não deixe de lado os momentos de relaxamento e bem-estar.
- Alimente-se de maneira saudável
Todas as células do nosso corpo necessitam de nutrientes para funcionarem adequadamente, inclusive as do sistema imunológico. Por isso, manter uma alimentação balanceada é essencial para a manutenção do bem-estar e combate a diversas doenças. Alguns alimentos, como o alho, possuem ações estimulantes e antioxidantes, melhorando ainda mais as funções de defesa do corpo.
- Implemente o Morning Shot no dia a dia
Implementar o Morning Shot em sua rotina é uma ótima forma de potencializar sua imunidade de maneira prática. Seus ativos fornecem ao corpo, nutrientes e substâncias com efeitos antimicrobianos e antivirais, dificultando a entrada de microrganismos nocivos como a gripe e o resfriado.
E aí, vamos começar a aplicar essas super dicas?