3 alimentos anti-inflamatórios para sua dieta

SUBLYME-1209

Nosso corpo está constantemente sob a ameaça de vírus, bactérias, parasitas e demais microorganismos nocivos. Quando somos expostos a estes fatores externos, nosso sistema imunológico desenvolve uma série de reações que visam conter e/ou minimizar os impactos negativos dessa invasão: a inflamação é uma delas. 

Durante essa reação, que é completamente normal, nossas células sanguíneas se deslocam para a região da lesão, é o que chamamos de quimiotaxia. Quem sofre com inflamações frequentes geralmente relata 5 sintomas característicos: calor, vermelhidão, dores, inchaços e edemas. Isso acontece devido a dilatação dos vasos e o aumento expressivo do fluxo de sangue e demais fluidos para o local lesionado.

Vale lembrar que essa resposta imunológica pode ser dividida em duas classificações:

  1. Inflamações agudas:

Trata-se de uma resposta nos períodos iniciais da lesão. Momento caracterizado por uma série de reações que envolvem a permeabilidade vascular, o acúmulo de leucócitos e proteínas plasmáticas, expansão do fluxo de sangue e etc. Geralmente possui ação de curto prazo. 

  1. Inflamações crônicas:

Quando há a persistência dos sintomas , em outras palavras, quando a inflamação possui longa duração. O inconveniente pode ser seguido  de uma resposta aguda que não teve cura ou até mesmo de forma insidiosa, quando aparece vagarosamente e geralmente sem sintomas aparentes.

Alimentos anti-inflamatórios

Mas afinal, o que fazer para reduzir as chances de se desenvolver episódios de inflamação? A resposta é simples: mudança de hábitos. Adotar um estilo de vida saudável é imprescindível para garantir mais bem-estar para o dia a dia.

A alimentação é, sem dúvidas, uma das principais responsáveis pelo estímulo de possíveis processos inflamatórios. Uma dieta rica em açúcar, carboidratos e industrializados pode elevar consideravelmente o risco do aparecimento destes e de outros problemas. 

Por outro lado, alguns alimentos são capazes de reduzir a produção de substâncias que possam estimular a inflamação. Estes costumam possuir ativos necessários para o fortalecimento do sistema imunológico, para a expansão da atuação das células de defesa do nosso organismo, para o retardamento do envelhecimento precoce, para a redução da formação de radicais livres e para a facilitação dos processos de cicatrização. 

Se você desejar começar a implementar alguns alimentos anti-inflamatórios em suas refeições diárias, dê preferência para aqueles que não possuem conservantes, não são processados e não possuem níveis excessivos de gorduras. O natural sempre será a melhor opção, hein!

Confira 3 opções saudáveis, fáceis e acessíveis para consumir durante a rotina:

Frutas cítricas

Limão, laranja, acerola e abacaxi são só alguns exemplos de frutas com potencial anti-inflamatório. Esses alimentos são ricos em potássio, cobre, flavonóides e demais nutrientes benéficos para o bom funcionamento do organismo. Assim, são capazes de diminuir consideravelmente o risco de doenças relacionadas à inflamação, como é o caso da esclerose múltipla, da artrite reumatóide, hepatite ativa e etc. 

Pimentas

As pimentas são ricas em vitamina C e possuem potenciais termogênicos, acelerando a atuação do organismo. Também são capazes de aumentar a biodisponibilidade de demais alimentos, tornando-os mais ativos e funcionais para o corpo. Seus ativos contam com substâncias analgésicas, reduzindo as dores e os desconfortos causados pela inflamação.

Gengibre

O gengibre é capaz de reduzir a formação de citocinas por possuir compostos bioativos anti-inflamatórios, como o gingerol e o shogaol. Estes atuam de modo a diminuir a síntese das prostaglandinas, um tipo de composto responsável pelo desenvolvimento de episódios inflamatórios. 

Morning Shot

O Morning Shot pode ser um ótimo aliado para a redução dos inconvenientes causados pela inflamação, já que conta com um blend completo de vitaminas, nutrientes e flavonóides que auxiliam na redução da produção de substâncias nocivas. Seu uso constante garante o bloqueio de determinadas moléculas, ajudando na prevenção de uma série de doenças que se relacionam à inflamação crônica. E ahh, nossas latinhas possuem todos os ingredientes citados acima, viu?

Vale lembrar que é de extrema importância visitar o seu nutricionista antes de começar qualquer dieta, seja ela qual for. O profissional será capaz de realizar uma avaliação mais personalizada e individualizada referente à sua alimentação.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.