O final de ano está chegando e começa a bater o desespero: como vou continuar seguindo a minha vida saudável nesse período? É festa de Natal, ano novo, confraternização das amigas, confraternização do trabalho, confraternização do prédio, milhares de amigos secretos… tantas oportunidades de jogar tudo pro ar que a gente fica com medo de não dar conta do recado. É normal, acredite. Todo mundo passa por isso.
Evidentemente, manter uma vida equilibrada, com alimentação balanceada e rotina de treinos, nessa época do ano, é desafiador. São muitas tentações o tempo inteiro e pessoas (parentes, amigos, etc.) que não compreendem nossos objetivos.
Mas vamos te ajudar com isso. Listamos 10 dicas pra você não desistir do seu estilo de vida, com mais saúde e disposição, mesmo agora que o final de ano chegou.
Você vai ver que é possível sim continuar sendo saudável sem deixar de aproveitar a alegria das festas de final de ano.
Confira as 10 dicas para manter a forma no final de ano
1- Não abandone a atividade física
Sabe aquela história que a gente ouve sempre? “Mas ah, pra que eu vou treinar se to comendo tudo errado mesmo?”. Ela está muito errada. Isto é, o pensamento de quem deseja atingir objetivos não deve ser esse. A atividade física precisa continuar presente, mesmo que menos intensa, para que seus resultados sejam alcançados. Pode demorar mais tempo se você não estiver se alimentando tão bem, mas vai demorar o dobro se você desistir de tudo. Foque nos treinos, mesmo que você saia do plano alimentar em algumas ocasiões. Reduza danos.
2- Não abrace todas as novidades
o comércio opera para lançar um milhão de novidades nessa época do ano, principalmente no quesito comida. Portanto, sabendo disso, tente se manter firme e não se render a tudo de novo que ver pela frente. Vai ser sempre um turbilhão de tentações sempre que for ao supermercado, shopping e até alguns restaurantes. Isso não quer dizer que você não possa se permitir experimentar nada novo ou mesmo comprar aquele panetone de chocolate que ama. Faça boas escolhas, isto é, não abrace todas as novidades. Seja seletivo(a).
3- Monte uma nova rotina
muitas vezes fica inviável manter a mesma rotina de sempre nos últimos meses do ano. Por isso, faça adaptações conforme suas prioridades, e estruture uma rotina nova, dentro do possível. Tenha organização, mesmo que estejam surgindo novos compromissos o tempo todo, com uma rotina estruturada vai ser bem mais fácil manter os hábitos saudáveis e não perder o foco.
4- Se alimente antes de sair de casa
a compulsão alimentar é uma realidade na vida de muitas pessoas, em variadas proporções. Uma estratégia muito eficaz é se alimentar em casa, antes da festa ou evento que tiver para ir. Quer dizer, se você já sai bem alimentado, as chances de sair comendo tudo que se vê pela frente se tornam bem menores. Você vai fazer melhores escolhas.
5- Tenha disciplina com suas refeições no dia-a-dia
não deixe de se alimentar bem nas refeições diárias, sobretudo nos dias semanais. O fato de estar flexibilizando algumas coisas não é motivo para jogar tudo pro ar. Isto é, busque pratos equilibrados na maior quantidade de refeições da sua semana. Só saia do plano quando for realmente preciso.
6- Busque receitas adaptadas
uma dica muito legal é procurar por receitas de pratos tradicionais com substituição de ingredientes. A internet está cheia delas e acaba sendo uma forma interessante de não deixar de comemorar as festas, com presença de pratos típicos (peru, panetone, salpicão, rabanada), mas de forma mais responsável com a nossa saúde.
7- Se for beber, prefira bebidas menos calóricas
todos nós sabemos dos malefícios do consumo exagerado de álcool para nossa saúde. Por isso, se for beber, beba com cautela e opte sempre pelas bebidas menos calóricas, como o vinho branco ou o gin com água tônica sem adição de açúcar.
8- Foque nos seus objetivos
com objetivos bem definidos fica muito mais difícil sair do trilho. Dessa forma, tenha muito claro na sua cabeça onde você quer chegar e quais serão os meios que você utilizará para isso. Seja obstinado. Aos poucos você vai perceber que uma ceia de Natal é só mais uma ceia de Natal.
9- Estabeleça algumas pequenas metas
essa dica se relaciona muito com a dica anterior. Uma forma de focar nos seus objetivos é estabelecendo pequenas metas, que farão com que você se mantenha incentivado por mais tempo. Ex: quero correr 10km até o dia 31/12. Logo, minha meta até dia 01/12 é correr 7km e até dia 15/12 vou correr 8km. Dessa maneira, de passinho em passinho você chegará muito mais longe do que imagina. Dessa forma, suas pequenas conquistas te ajudarão à afastar uma série de distrações que aparecem nessa época.
10- As festas de final de ano, acontecem todos os anos
essa talvez seja a dica mais importante de todas. Sem dúvidas, o que mais atrapalha na celebração das festas de final de ano é querer viver tudo intensamente como se aquele momento nunca mais fosse existir. Calma! Haverão muitos Natais e festas de Réveillon para você celebrar ainda… escolha as tradições que você vai abraçar e não abrace tudo. Portanto, lembre-se das suas metas, dos seus objetivos, de onde você quer chegar. E seja resiliente, porque essa época é mais difícil mesmo. Não tem jeito. O importante é não desistir. Logo logo um ano novo começa e pode ser mais difícil correr atrás do prejuízo se você chuta o balde agora… acredite!
Dica Bônus
O Morning Shot pode ser um grande amigo nesse momento, sendo a sua primeira dose de saúde e disposição. Começar o dia com foco, tendo claros os seus objetivos e dando um bom primeiro passo faz toda a diferença.
Estamos com você nessa, o ano inteiro, em qualquer época.
Time Sublyme