Metabolismo: 4 coisas que você precisa saber

Picture of young beautiful fitness girl running

Metabolismo pra cá. Metabolismo pra lá!

Se você gosta de cuidar da saúde e segue uma rotina mais saudável, provavelmente já deve ter se deparado com diversos conteúdos sobre essa temática em seu feed, não é mesmo? O assunto é muito importante para quem deseja conhecer mais o próprio corpo e entender como funcionam os processos que regulam o nosso organismo. Pensando nisso, selecionamos 4 coisas que você precisa saber sobre o seu metabolismo!

O que é metabolismo?

Podemos entender o metabolismo como um conjunto de diversas transformações que acontecem no corpo de todos os organismos vivos a fim de promover a manutenção do bem-estar e da saúde. Esses processos são realizados através das substâncias químicas que, por sua vez, são catalisadas por enzimas, garantindo e controlando nossos recursos materiais e energéticos.

Desta forma, todos os fenômenos relacionados a esta cadeia de acontecimentos regulam três principais funções para o organismo: 

  • Nutrição;
  • Respiração;
  • Síntese de moléculas.

Como ele funciona?

Sendo responsável pelas transformações bioquímicas que acontecem no interior de um indivíduo ou qualquer outro organismo vivo, o metabolismo pode ser dividido em duas principais etapas: catabolismo e anabolismo.

Catabolismo: 

Podendo ser também denominado de via de via degradativa, este processo consiste no desagrupamento das moléculas maiores em fragmentos menores. A energia liberada pelas vias catabólicas são absorvidas pelo organismo a fim de proporcionarem a realização das atividades. Em nós, seres humanos, também ocorre neste momento a reconstrução e a recuperação dos tecidos musculares. 

Anabolismo:

Este processo também é conhecido como via biossintética e refere-se às reações das quais os conjuntos de moléculas menores resultam em moléculas maiores e mais complexas. É justamente durante o anabolismo que as proteínas ingeridas são transformadas em aminoácidos, sendo essencial para os processos que envolvem a expansão e a manutenção do nosso organismo.

Algumas coisas que você precisa saber sobre o metabolismo

Bom, agora que você já entendeu um pouco sobre a importância e como funcionam os processos que envolvem o seu metabolismo, que tal descobrir 4 fatos relevantes sobre ele?

1- Ele está presente em cada celulazinha do seu corpo

Algumas pessoas acabam confundindo e entendendo o metabolismo como uma parte do organismo: um órgão, um músculo ou algo nesse sentido. Mas não! 

Na verdade o seu conceito é bem mais amplo, já que ele faz parte de todos os processos que regulam a nossa sobrevivência. De maneira resumida, podemos entender que é esse conjunto de transformações e reações químicas que mantém a nossa vida, a nossa saúde e o nosso bem-estar.

Portanto, é preciso entender que o metabolismo está presente em tudo, em cada unidade microscópica que compõem nossa estrutura física. 

2- Seu corpo queima calorias mesmo em repouso

Pode parecer um pouco estranho, mas é verdade.

Manter o bom funcionamento do organismo exige esforço e trabalho constante, resultando em um consumo expressivo de calorias, mesmo estando em estado de repouso. Este processo refere-se ao que chamamos de metabolismo basal, que, resumidamente, designa a quantidade mínima de energia necessária para manter todas as funções vitais do organismo: respiração, temperatura corporal, batimentos cardíacos e etc. 

Além do repouso, também podemos queimar calorias no momento da digestão e durante a realização de atividades físicas.

3- O metabolismo não possui fórmula mágica e nem é constante

Sabemos que pode parecer um pouco óbvio, mas é sempre importante lembrar que cada ser humano é completamente individual. Ou seja, não dá pra comparar o seu corpo com o de outra pessoa. Não é válido ficar se perguntando porquê fulano consegue “x’ resultados na academia e você não. Isso acontece justamente pelas diferenças entre o metabolismo de um indivíduo para outro. 

Por isso a importância de manter um acompanhamento profissional no momento da realização de dietas e treinos, pois só assim você irá conseguir adotar práticas personalizadas, que realmente façam sentido para você e para os resultados que deseja alcançar. 

4- O envelhecimento retarda o metabolismo

Alguns fatores podem fazer com que haja uma redução do ritmo do metabolismo e, um deles é o envelhecimento. Mas é preciso deixar bem claro que esse processo acontece de maneira bem lenta e gradual, mesmo que os índices de gordura e de tecido muscular permaneçam inalterados. Isso acontece devido as progressivas mudanças na composição corporal dos indivíduos com o passar dos anos. Por isso, apostar em uma dieta equilibrada e seguir uma rotina de exercícios físicos é tão importante, pois assim você consegue potencializar o seu gasto calórico. 

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.